13.9.07

Às vezes eu sento pro almoço e me sinto num filme do Almodóvar...
Todas aquelas pessoas meio grosseiras, falando alto, com certos hábitos mal-educados...

Tem um tio, que é casado, mas quando eu acordo ele já está aqui. E só vai embora à noite. Porque trabalha aqui perto...
Ele insiste em chamar a empregada de Matilde, embora o nome dela seja Maria Ana e ela prefira ser chamada de Diana.
Esse tio também costumava passar o almoço dizendo piadinhas sobre a vida sexual dessa empregada, que era “casada” com um cara já casado.
Mas ele morreu, deixando a herança pra esposa “de fato” e as contas pra Diana... Porque chegavam no endereço deles e ela se sentia na obrigação de pagar. Principalmente a do computador, que ela não sabe nem ligar, mas chora só em pensar na possibilidade do Paraíba pegar de volta, caso ela atrase.
Depois da morte do “esposo”, ela comprou um gato chamado Gianecchini e agora ele é o alvo das piadas.

Meu outro tio passou a morar aqui depois que se separou. Ele disse que ficaria só até arranjar o casamento dele com a outra. Deve fazer mais de dois anos...
Ele é neurótico por coca-cola. E passa o almoço controlando a quantidade que cada um já tomou, pra saber se vai sobrar pra ele beber à tarde.

Meu avô senta e todos já conhecem a regra: não falar com ele, porque ele não responde. Ele só abre a boca pra falar algo do tipo “aaaaaahhhhgui” que mais parece um bocejo, mas a empregada sabe que quer dizer que ele quer água. Isso porque ele está tentando comer o máximo que puder... Com um garfo que minha avó chama de “ciscador”, de tão grande que é.

Já minha avó fica muito concentrada durante o almoço, ela faz pratos bem pequenos, porque ela não quer que pensem que ela come muito. Acho que ela não percebe que nós sabemos que ela repete váaarias vezes. Ela só fala algo quando não encontra os remédios que ela toma nesse horário. Na maioria das vezes ela não encontra porque já tomou e não lembra... Ela também treme muito e acha divertido me mostrar o quão difícil é acertar a boca.

Minha mãe assusta pelo tamanho do prato contrastando com o peso dela. Ela come muito e é muito magra. Durante o almoço ela tem duas ocupações: conseguir que a minha avó coma todas as coisas que ela comprou pra ela (vovó) quando foi comprar meu almoço e jogar carne no chão pro cachorro, para que ele pare de latir.

E eu... Eu fico só calada, me sentindo num filme do Almodóvar...

Nenhum comentário: